- publicidade -
- publicidade -

PJ desmantela rede criminosa que legalizava imigrantes de forma “massiva” em Portugal

A Polícia Judiciária (PJ) desmantelou uma rede criminosa organizada que se dedicava à legalização irregular de cidadãos estrangeiros em Portugal, tendo obtido lucros de vários milhões de euros. A operação, designada “Gambérria”, resultou na detenção de 13 pessoas — sete homens e seis mulheres — entre os quais se contam empresários, uma advogada e uma funcionária da Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

A investigação, iniciada em setembro de 2023 e ainda em curso, permitiu apurar que o grupo angariava imigrantes dispostos a pagar elevadas quantias pela legalização em Portugal, oferecendo um conjunto de serviços que incluía a obtenção de contratos de trabalho, NIF, NISS, número de utente do SNS, registos criminais traduzidos e certificados, contas bancárias e atestados de residência. Apesar de constarem como residentes em território nacional, muitos dos imigrantes encontravam-se na realidade noutros países do espaço europeu.

Durante a operação, que contou com cerca de 200 inspetores e envolveu diversas unidades especializadas da PJ, foram realizadas 40 buscas em localidades como Coimbra, Espinho, Carregal do Sal, Amadora, Odivelas, Loures e Lisboa. As autoridades apreenderam vasta documentação, 11 viaturas (algumas de alta cilindrada), um milhão de euros em numerário, duas presas de elefante em marfim com cerca de 50 kg, equipamento informático e material relacionado com a falsificação de documentos — nomeadamente um selo branco usado para validar milhares de certificados de registo criminal.

Por ordem da autoridade judiciária, o Gabinete de Recuperação de Ativos – Centro procedeu ainda ao arresto de seis imóveis (quatro urbanos e dois rústicos), ao congelamento de 35 contas bancárias, produtos financeiros da plataforma BETANO e uma conta de criptoativos na BINANCE.

Os detidos, com idades entre os 26 e os 64 anos e sem antecedentes criminais conhecidos, são suspeitos dos crimes de auxílio à imigração ilegal, associação de auxílio à imigração ilegal, corrupção, branqueamento de capitais e falsificação de documentos. Serão presentes a tribunal para aplicação das respetivas medidas de coação.

Partilhar

Radio
Play
ON AIR
100.5 FM
Clique para ouvir
Aveiro
nublado
12.8 ° C
12.8 °
12.8 °
79 %
0.7kmh
100 %
Qui
16 °
Sex
18 °
Sáb
18 °
Dom
18 °
Seg
10 °

Aveiro: Julgamento por Pornografia de Menores Começa à Porta Fechada

O Tribunal de Aveiro começou esta segunda-feira a julgar...

Três estudantes agredidos durante Semana do Enterro em Aveiro

Três estudantes foram agredidos na noite de quinta-feira, durante...

PJ extradiu de Espanha suspeito de homicídio em Setúbal ocorrido em 2024

A Polícia Judiciária (PJ) procedeu esta segunda-feira à extradição...

Homicídio no Porto gera clima de tensão no Bairro do Cerco

O homicídio de Josué Maia, ocorrido na madrugada de...
- publicidade -