- publicidade -
- publicidade -

PJ desmantela rede criminosa que legalizava imigrantes de forma “massiva” em Portugal

A Polícia Judiciária (PJ) desmantelou uma rede criminosa organizada que se dedicava à legalização irregular de cidadãos estrangeiros em Portugal, tendo obtido lucros de vários milhões de euros. A operação, designada “Gambérria”, resultou na detenção de 13 pessoas — sete homens e seis mulheres — entre os quais se contam empresários, uma advogada e uma funcionária da Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

A investigação, iniciada em setembro de 2023 e ainda em curso, permitiu apurar que o grupo angariava imigrantes dispostos a pagar elevadas quantias pela legalização em Portugal, oferecendo um conjunto de serviços que incluía a obtenção de contratos de trabalho, NIF, NISS, número de utente do SNS, registos criminais traduzidos e certificados, contas bancárias e atestados de residência. Apesar de constarem como residentes em território nacional, muitos dos imigrantes encontravam-se na realidade noutros países do espaço europeu.

Durante a operação, que contou com cerca de 200 inspetores e envolveu diversas unidades especializadas da PJ, foram realizadas 40 buscas em localidades como Coimbra, Espinho, Carregal do Sal, Amadora, Odivelas, Loures e Lisboa. As autoridades apreenderam vasta documentação, 11 viaturas (algumas de alta cilindrada), um milhão de euros em numerário, duas presas de elefante em marfim com cerca de 50 kg, equipamento informático e material relacionado com a falsificação de documentos — nomeadamente um selo branco usado para validar milhares de certificados de registo criminal.

Por ordem da autoridade judiciária, o Gabinete de Recuperação de Ativos – Centro procedeu ainda ao arresto de seis imóveis (quatro urbanos e dois rústicos), ao congelamento de 35 contas bancárias, produtos financeiros da plataforma BETANO e uma conta de criptoativos na BINANCE.

Os detidos, com idades entre os 26 e os 64 anos e sem antecedentes criminais conhecidos, são suspeitos dos crimes de auxílio à imigração ilegal, associação de auxílio à imigração ilegal, corrupção, branqueamento de capitais e falsificação de documentos. Serão presentes a tribunal para aplicação das respetivas medidas de coação.

Partilhar

Radio
Play
ON AIR
100.5 FM
Clique para ouvir
Aveiro
céu limpo
20.9 ° C
20.9 °
20.9 °
83 %
0.7kmh
0 %
Sáb
30 °
Dom
29 °
Seg
32 °
Ter
36 °
Qua
28 °

Operação “Balloon”: seis suspeitos ficam em prisão preventiva por tráfico de droga

No âmbito da operação “Balloon”, que desmantelou uma rede...

PJ detém jovem em Fafe por pornografia de menores após alerta internacional

A Polícia Judiciária (PJ) deteve em flagrante delito, na...

Vouzela – Dois homens detidos por tráfico de estupefacientes

O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de...
- publicidade -