A Guarda Nacional Republicana (GNR), através da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) e do Posto de Busca e Resgate em Montanha da Serra da Estrela (PTBRM-SE), resgatou, no passado dia 3 de maio, um grupo de oito pessoas – quatro homens e quatro mulheres com idades entre os 21 e os 28 anos – que se encontravam em dificuldade na Serra da Estrela devido ao mau tempo.
O alerta foi dado quando o grupo ficou impossibilitado de continuar o percurso que realizava, após enfrentar precipitação intensa e o aumento súbito do caudal das linhas de água. Os militares da GNR deslocaram-se de imediato para a zona, tendo localizado o grupo pelas 18h25. Alguns dos elementos chegaram a ser arrastados por vários metros ao tentarem atravessar uma linha de água, sendo prontamente resgatados pela equipa do PTBRM-SE.
A evacuação decorreu sob condições atmosféricas adversas, tendo sido escolhido um trajeto alternativo, a maior altitude, para evitar zonas de maior perigo. O resgate foi concluído com sucesso pelas 21h15, com todos os elementos em segurança na zona dos Piornos.
A operação contou com o apoio dos Bombeiros Voluntários da Covilhã e da Força Especial de Proteção Civil. Em comunicado, a GNR destacou a importância de uma preparação adequada para atividades na natureza, alertando para a necessidade de planeamento, respeito pelas condições meteorológicas e utilização de equipamento adequado, de forma a evitar situações de risco.
