- publicidade -
- publicidade -

Estado português indemniza pais 20 anos após morte do filho afogado em Esposende

O Estado português chegou a um acordo com os pais de um jovem de 14 anos que morreu afogado em 2005, no rio Cávado, em Esposende, e vai pagar 15.500 euros por danos e custas processuais, pondo fim a um litígio que durou duas décadas.

O caso remonta a 7 de junho de 2005, quando o menor, sem autorização para sair da escola, deixou o recinto escolar saltando um gradeamento nas traseiras do estabelecimento. Acompanhado por colegas, dirigiu-se ao rio para tomar banho, apesar de não saber nadar. Atando uma corda de nylon à cintura, com a outra ponta presa a uma pedra de grandes dimensões, o jovem atirou-se à água. A pedra acabou por cair também ao rio, arrastando-o para o fundo.

Os pais sempre responsabilizaram a escola pela morte do filho, alegando violação do dever de vigilância. Em 2006, o processo-crime foi arquivado por não existirem indícios de crime. Em 2009, os pais avançaram com um processo cível no Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga, reclamando uma indemnização de 252 mil euros. No entanto, a ação foi julgada improcedente em 2014 e confirmada pelo Tribunal Central Administrativo do Norte em 2022.

Perante o insucesso em todas as instâncias nacionais, os pais recorreram ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (TEDH), que registou, a 27 de março deste ano, um acordo amigável entre as partes. O Estado português compromete-se a pagar 13 mil euros por danos não pecuniários e 2.500 euros por custas, montantes que deverão ser liquidados no prazo de três meses a partir da notificação da decisão, sob pena de pagamento de juros.

O advogado dos pais, Carlos Pires, destacou a importância da decisão do TEDH, que reconheceu o direito à indemnização e encerrou um processo longo e doloroso para a família.

Partilhar

Radio
Play
ON AIR
100.5 FM
Clique para ouvir
Aveiro
céu limpo
25.3 ° C
25.3 °
19.2 °
65 %
6.4kmh
5 %
Dom
26 °
Seg
31 °
Ter
35 °
Qua
31 °
Qui
26 °

Operação “Balloon”: seis suspeitos ficam em prisão preventiva por tráfico de droga

No âmbito da operação “Balloon”, que desmantelou uma rede...

PJ detém jovem em Fafe por pornografia de menores após alerta internacional

A Polícia Judiciária (PJ) deteve em flagrante delito, na...

Vouzela – Dois homens detidos por tráfico de estupefacientes

O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de...
- publicidade -