Um homem de 30 anos foi detido pela Polícia Judiciária (PJ), no Aeroporto Internacional de Lisboa, depois de uma tentativa de fuga que terminou com a sua captura dentro de um túnel do Metropolitano, anunciou esta sexta-feira a Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes.
O suspeito, proveniente de um país da América Latina, havia sido selecionado para fiscalização aduaneira pela Autoridade Tributária e Aduaneira, o que motivou a sua fuga súbita das instalações do aeroporto. Elementos da Polícia Judiciária, que se encontravam de serviço no local, iniciaram de imediato uma perseguição.
A fuga levou o indivíduo até ao interior da estação de metro do aeroporto, tendo este sido localizado e detido minutos depois na parte final do túnel da linha vermelha, numa área reservada à mudança de via e estacionamento de carruagens.
Na posse do detido estavam duas malas de viagem onde se encontravam ocultos 43 quilos de cocaína, com um elevado grau de pureza, o que reforça a suspeita de que a substância se destinava a redes de tráfico internacional com capacidade de distribuição em larga escala.
Presente a primeiro interrogatório judicial, foi-lhe aplicada a medida de coação de prisão preventiva.
A Polícia Judiciária prossegue as investigações, não se excluindo a possibilidade de existirem ligações a outras redes criminosas ativas no tráfico transatlântico de droga.