Um homem de 27 anos foi detido e ficou em prisão preventiva por violência doméstica e tráfico de estupefacientes, na sequência de uma operação levada a cabo pelo Comando Territorial de Faro da GNR, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE). A detenção ocorreu no passado dia 26 de abril, em São Brás de Alportel.
A investigação apurou que o suspeito exercia violência psicológica e emocional sobre a companheira, de 21 anos. O alerta foi dado pela própria vítima através do sistema de teleassistência destinado a vítimas de violência doméstica, o que levou à mobilização imediata de meios da Guarda para o local.
Foram cumpridos quatro mandados de busca — dois domiciliários e dois em veículos — que resultaram na apreensão de 1 852 doses de haxixe, uma dose de liamba, seis botijas de óxido nitroso, uma pistola de calibre 6.35mm, várias armas de ar comprimido e munições, duas balanças de precisão, um telemóvel, uma balaclava, sete peças de ouro e 680 euros em numerário.
Presente ao Tribunal Judicial de Faro, o arguido viu ser-lhe aplicada a medida de coação mais gravosa — prisão preventiva — e foi conduzido ao Estabelecimento Prisional de Olhão.
A operação contou com o apoio do Destacamento de Intervenção e do Posto Territorial de Faro, bem como da estrutura de Investigação Criminal do Comando Territorial de Faro.
A GNR relembra que a violência doméstica é crime público e que denunciar é um dever de todos. Informação sobre denúncias e apoio a vítimas está disponível em www.gnr.pt e no portal queixaselectronicas.mai.gov.pt.