Um homem de 27 anos foi detido, no passado dia 26 de abril, no concelho de São Brás de Alportel, pelo Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) da GNR de Faro, por suspeitas de violência doméstica e posse de substâncias estupefacientes em quantidade significativa.
A investigação apurou que o suspeito exercia violência psicológica e emocional sobre a companheira, de 21 anos. A situação desencadeou-se após o acionamento do sistema de teleassistência à vítima, levando à intervenção imediata das autoridades. A operação resultou na detenção do suspeito e na realização de quatro buscas — duas domiciliárias e duas a veículos.
Foram apreendidas 1 852 doses de haxixe, uma dose de liamba, seis botijas de óxido nitroso, uma pistola de calibre 6.35mm, quatro armas de ar comprimido, munições de vários calibres, duas balanças de precisão, um gorro (balaclava), um telemóvel, sete peças de ouro e 680 euros em numerário.
O detido foi constituído arguido e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Faro.
A operação contou com o apoio da Investigação Criminal e do Destacamento de Intervenção da GNR de Faro, bem como do Posto Territorial local.
A GNR reforça que a violência doméstica é crime público e apela à denúncia, disponibilizando diversos canais de apoio e comunicação para vítimas e testemunhas.