A Polícia Judiciária (PJ) anunciou a detenção, na Chéquia, de um cidadão estrangeiro suspeito do homicídio de uma mulher, também estrangeira, cujo corpo foi encontrado no passado dia 8 de abril, junto à Estrada Nacional 1, na localidade de Marés, concelho de Alenquer.
A operação, conduzida pela Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo em articulação com a Unidade de Cooperação Internacional da PJ, resultou da emissão de um Mandado de Detenção Europeu (MDE) após se confirmar, por autópsia, que a vítima foi morta por asfixia através de força física.
Durante a investigação, foi estabelecida uma ligação entre a vítima, de 46 anos, e o suspeito, de 58, ambos em situação precária e com uma vida itinerante desde a entrada em Portugal, em 2024. O suspeito terá iniciado uma fuga com destino à República Checa, onde acabou por ser localizado e detido graças à colaboração das autoridades policiais checas.
A extradição para Portugal está agora a ser aguardada, para que o suspeito possa ser presente às autoridades judiciais portuguesas.