A Polícia Judiciária (PJ) deteve cinco pessoas em Campo Maior, suspeitas da prática dos crimes de burla informática, falsidade informática e acesso ilegítimo, informou hoje aquela força policial. Os factos remontam a outubro de 2022 e terão causado prejuízos de cerca de 19 mil euros a uma vítima.
As detenções foram realizadas pela Unidade Local de Investigação Criminal de Évora, no seguimento de uma investigação que permitiu apurar que os suspeitos, todos com ligações familiares, viviam exclusivamente de burlas cometidas através de plataformas de venda de produtos.
Segundo a PJ, os indivíduos contactavam as vítimas por telefone, após demonstrarem interesse em adquirir artigos anunciados online, questionando se poderiam efetuar o pagamento através da aplicação MBWay. Através deste esquema, conseguiam aceder de forma fraudulenta aos cartões de débito ou às contas bancárias das vítimas, sem que estas se apercebessem.
Os detidos são também alvo de outros inquéritos por crimes semelhantes. Vão ser presentes esta segunda-feira à autoridade judiciária competente para primeiro interrogatório judicial e aplicação de eventuais medidas de coação.