Um homem de 26 anos foi detido pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Pombal, no distrito de Leiria, por suspeitas da prática de diversos furtos em estabelecimentos comerciais. A detenção ocorreu a 8 de abril, no seguimento de uma fiscalização rodoviária durante a qual o suspeito desobedeceu à ordem de paragem, acabando por ser intercetado posteriormente.
As autoridades apuraram que o veículo em que seguia estava associado à prática de vários crimes, e o condutor não possuía carta de condução. No decurso das diligências, confirmou-se a sua ligação a furtos em interiores de estabelecimentos comerciais. Foi então executado um mandado de detenção.
Durante a operação, foram apreendidos vários objetos relacionados com os crimes, entre os quais 110 euros em numerário, quatro telemóveis, seis caixas registadoras, vestuário usado nas ações criminosas e ferramentas de corte e arrombamento.
Uma mulher de 20 anos foi também constituída arguida por coautoria em dois dos furtos, ocorridos no mesmo dia.
O detido, com antecedentes por crimes de furto em residência, furto e uso de veículo e posse de armas proibidas, foi presente ao Tribunal Judicial de Leiria no dia 10 de abril, tendo-lhe sido decretada a prisão preventiva.