A Unidade Local de Saúde (ULS) do Estuário do Tejo anunciou a abertura de um inquérito interno para apurar as circunstâncias do desaparecimento temporário de um doente com Alzheimer, ocorrido na manhã desta terça-feira, no Hospital de Vila Franca de Xira.
O homem, de 74 anos, tinha dado entrada no hospital na noite anterior, após uma queda no lar onde reside. Segundo o jornal Notícias do Sorraia, o desaparecimento foi detetado por volta das 11h00, quando uma enfermeira se preparava para lhe administrar medicação e percebeu que o utente não se encontrava no Serviço de Observação.
O desaparecimento levou a um alerta imediato às autoridades por parte do hospital e da família. Poucas horas depois, o homem foi localizado e regressou à unidade hospitalar, onde permanece em observação médica.
Em resposta ao Notícias ao Minuto, a ULS confirmou a ocorrência e o estado atual do doente, acrescentando que foi aberto um inquérito para investigar os factos e evitar a repetição de situações semelhantes. A ULS Estuário do Tejo integra o Hospital de Vila Franca de Xira e a rede de cuidados primários dos concelhos de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Benavente e Vila Franca de Xira.