- publicidade -
- publicidade -

Operação “Saúde em Segurança”

A Polícia de Segurança Pública (PSP) inicia hoje, em todo o território nacional, a operação “Saúde em Segurança”.

Esta operação desenvolver-se-á até dia 24 de abril, através de ações de sensibilização, prevenção e fiscalização, bem como de patrulhamento de visibilidade junto de instituições de saúde, com o objetivo de contribuir para a prevenção e redução de incivilidades e ilícitos criminais em ambiente hospitalar, atuando como elemento dissuasor. Serão também fomentadas ações direcionadas para a fiscalização, deteção e identificação de elementos de segurança privada em eventual situação irregular no exercício de funções em unidades de saúde/hospitalares.

No âmbito destas matérias, foi aprovado, a 5 de janeiro de 2022, o Plano de Ação para a Prevenção da Violência no Setor da Saúde, que veio preconizar a criação de um programa de policiamento de proximidade orientado para este setor. Com base nesta iniciativa nasceu o programa Saúde em Segurança, que visa prevenir e monitorizar a ocorrência de episódios de violência junto do Serviço Nacional de Saúde (SNS), promover uma cultura de segurança no SNS, fomentar a criação de parcerias ao nível regional e local, bem como incrementar a visibilidade policial junto das unidades de saúde/hospitalares.

Em todo o país existem mais de 148.000 profissionais na área da saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos superiores de saúde, de diagnóstico e terapêutica, farmacêuticos e trabalhadores com funções de apoio. Na área de jurisdição da PSP, a nível nacional, encontram-se aproximadamente 80% das unidades de saúde/hospitalares, o que acarreta especial responsabilidade, comprometimento e empenho da PSP na segurança e proteção deste importante setor da nossa sociedade.

Estes indicadores caracterizam um universo complexo, extenso, disperso e composto por diferentes contextos sociais, que em 2023 originaram cerca de 2359 situações de violência, o que corresponde a um aumento de 539 registos (+30%) face a 2022. (Fonte: Relatório do Inquérito de Segurança 2023)

Ainda de acordo com o Relatório do Inquérito de Segurança 2023, a violência psicológica continua a representar a principal tipologia de violência (62% das situações), seguindo-se a violência física (23%) e o assédio moral (11%).

Face ao exposto, a PSP, na prossecução das suas atribuições de prevenção criminal, continua a estabelecer a necessidade de promover segurança em todos os ambientes/contextos e a todos os cidadãos, incluindo em ambiente de saúde/hospitalar.

Não obstante o desenvolvimento da presente operação no âmbito do programa Saúde em Segurança, já há vários anos que a PSP desenvolve ações policiais em estreita colaboração com as unidades de saúde/hospitalares, através dos meios policiais existentes em diferentes hospitais, promovendo um ambiente o mais seguro possível, não só junto dos profissionais de saúde, mas também em prol dos utentes destes serviços, prevenindo e reagindo a eventuais incidentes.

No âmbito deste programa, em 2024, atualizaram-se e estabeleceram-se novos pontos oficiais de contacto da PSP com o SNS. Com a implementação deste programa realizou-se uma operação nacional entre 08 e 26 de abril, na qual se realizaram 63 reuniões com pontos focais do SNS, 115 ações de sensibilização para 2.034 profissionais de saúde e 387 ações de visibilidade policial junto das unidades hospitalares.

A PSP, atenta aos fenómenos e dinâmicas criminais mais atuais, incluindo em ambiente de saúde/hospitalar, apela à denúncia de todos os crimes de que se tenha conhecimento, quer na condição de vítima ou testemunha, e relembra que quanto mais célere for esta denúncia, mais depressa serão efetuadas diligências para se chegar à identificação do(s) autor(es) do(s) crime(s).

A sua segurança é a nossa prioridade!

Partilhar

Radio
Play
ON AIR
100.5 FM
Clique para ouvir
Aveiro
nublado
21.4 ° C
21.4 °
17.2 °
72 %
2.7kmh
100 %
Ter
26 °
Qua
28 °
Qui
25 °
Sex
18 °
Sáb
18 °
- publicidade -