A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve, na última semana, um jogador e um adepto por violarem medidas cautelares de interdição de acesso a recintos desportivos, impostas pela Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD).
Jogador Detido em Jogo da Superliga de Lisboa:
No dia 30 de março de 2025, durante o jogo da Superliga de Lisboa entre FC Estalados e Black Devils FC, um jogador do FC Estalados foi detido. O jogador estava impedido de frequentar recintos desportivos devido a um incidente ocorrido em dezembro de 2023, no jogo entre Sporting CP e FC Porto, no Estádio de Alvalade, onde deflagrou e arremessou artefactos pirotécnicos. Ao violar a medida de interdição, o jogador cometeu o crime de desobediência, punível com pena de prisão até um ano ou multa até 120 dias, conforme o artigo 348.º do Código Penal.
Adepto Detido em Jogo da 1ª Liga:
No dia 2 de abril de 2025, no jogo entre SL Benfica e SC Farense, no Estádio da Luz, um adepto do SL Benfica foi detido por violar a medida cautelar de interdição de acesso a recintos desportivos. O adepto estava impedido de entrar em estádios desde fevereiro de 2024, após ter deflagrado um artefacto pirotécnico no jogo entre SL Benfica e Gil Vicente FC, também na 1ª Liga. Ao infringir a medida, o adepto cometeu o crime de desobediência, de acordo com o artigo 348.º do Código Penal.
Ações da PSP:
Desde o início da época desportiva, a PSP já deteve 21 indivíduos por desobedecerem às medidas de interdição de acesso a recintos desportivos. Estas detenções demonstram o compromisso da PSP e da APCVD em garantir a segurança e o bom ambiente nos eventos desportivos.