- publicidade -
- publicidade -

ASAE fiscaliza comercialização de citrinos e apreende 177 plantas em operação contra praga

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizou, na passada semana, uma operação de fiscalização direcionada à comercialização de plantas de citrinos em feiras e mercados da Zona Centro. A ação visou garantir o cumprimento das medidas fitossanitárias para controlo da Trioza erytreae, uma praga que ameaça a citricultura nacional.

Durante a fiscalização, foram apreendidas 177 plantas de citrinos e instaurados três processos de contraordenação, devido ao incumprimento das normas de proteção fitossanitária. O valor total das apreensões ascende a 1.400 euros. A falta de medidas adequadas, como a exposição das plantas sem proteção contra o contacto direto com o exterior, potencia a propagação da praga.

A Trioza erytreae é um inseto vetor da doença HLB (Huanglongbing ou Citrus Greening), considerada a mais grave que afeta os citrinos a nível mundial. Para mitigar o impacto na produção citrícola, estão em vigor medidas rigorosas para reduzir a infestação e evitar a dispersão da bactéria Candidatus Liberibacter.

A ASAE reforça o compromisso de continuar as ações de fiscalização no setor, com foco na comercialização de plantas, contribuindo para a proteção da citricultura nacional. Apesar dos danos severos causados à produção, a praga não representa qualquer risco para a saúde humana.

Partilhar

Radio
Play
ON AIR
100.5 FM
Clique para ouvir
Aveiro
nuvens quebradas
9.2 ° C
11.2 °
9.2 °
86 %
2.9kmh
58 %
Qui
18 °
Sex
15 °
Sáb
17 °
Dom
14 °
Seg
21 °
- publicidade -