Um homem de 43 anos foi detido pelo Comando Territorial de Santarém da GNR, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), no passado dia 28 de março, no concelho de Benavente, por suspeitas de violência doméstica.
No âmbito da investigação, apurou-se que o indivíduo exercia violência psicológica, física e sexual contra a companheira, de 36 anos. Com base nos indícios recolhidos, foi emitido um mandado de detenção, ao qual os militares da Guarda deram cumprimento.
O detido foi presente ao Tribunal Judicial de Santarém, que decretou as seguintes medidas de coação: proibição de contactar com a vítima por qualquer meio, direto ou indireto, e proibição de se aproximar da sua residência, local de trabalho ou outros locais frequentados por ela, num raio de 500 metros, medida que será monitorizada através de pulseira eletrónica.
A GNR relembra que a violência doméstica é um crime público e que a denúncia é uma responsabilidade coletiva. Para reportar situações desta natureza, os cidadãos podem utilizar o Portal Queixa Eletrónica, ligar para o 112, dirigir-se ao posto da GNR mais próximo ou recorrer a plataformas específicas para cidadãos surdos, como a App MAI112 e a SMS Segurança.