A Unidade de Ação Fiscal (UAF) da Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, no dia 27 de março, uma operação de fiscalização em todo o território continental, resultando na apreensão de 8,85 quilos de noz de areca e 6,3 litros de bebidas alcoólicas.
A ação inseriu-se na operação “DROMEDÁRIO”, que teve como objetivo reforçar a fiscalização do Regime de Bens em Circulação (RBC) e o cumprimento das obrigações fiscais, nomeadamente no âmbito do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA). As inspeções foram realizadas em mercados abastecedores e veículos de transporte de mercadorias nos principais eixos rodoviários.
Durante a operação, foram fiscalizados 537 veículos e dois estabelecimentos comerciais, resultando na instauração de 144 autos de contraordenação, incluindo 140 infrações ao RBC, duas ao Imposto sobre o Álcool e Bebidas Alcoólicas (IABA), uma ao Imposto sobre Veículos (ISV) e uma por comercialização de substâncias psicoativas proibidas.
A operação mobilizou 63 militares dos Destacamentos de Ação Fiscal (DAF) do Porto, Coimbra, Lisboa, Évora e Faro. A UAF continuará a sua missão de combate à economia paralela e à evasão fiscal.
