No dia 26 de março de 2025, o Comando Territorial de Vila Real, através do Núcleo de Investigação Criminal de Chaves, deteve um homem de 67 anos por posse ilegal de arma e de arma proibida no concelho de Chaves. A detenção ocorreu no âmbito de uma investigação por ameaça e coação, que levou ao cumprimento de quatro mandados de busca: uma domiciliária e três em veículos.
Durante a operação, os militares da Guarda apreenderam o seguinte material:
- Uma arma de fogo transformada;
- Uma carabina;
- 102 munições de diferentes calibres;
- 125 gramas de pólvora seca.
O suspeito foi detido e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Chaves. A ação contou com o apoio de militares do Posto Territorial de Chaves, da Secção de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) de Chaves e da Equipa EOD (Explosive Ordnance Disposal) do Comando Territorial de Vila Real.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) relembra que, de acordo com o Regime Jurídico das Armas e Munições, quem detiver, transportar, guardar, comprar ou adquirir qualquer arma sem a devida autorização incorre no crime de posse de arma proibida. Além disso, a posse de uma arma não registada ou não manifestada, quando obrigatório, constitui um crime de posse ilegal de arma.