Um homem de 68 anos foi identificado pela Guarda Nacional Republicana (GNR) por queimar resíduos a céu aberto na freguesia de Benedita, concelho de Alcobaça. A infração ambiental, detetada durante uma ação de patrulhamento do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) de Caldas da Rainha, pode resultar numa multa até 200 mil euros.
A GNR verificou que o homem estava a queimar diversos tipos de resíduos, uma prática ilegal que representa um risco para o ambiente e para a saúde pública. Após a identificação do infrator, foi instaurado um auto de contraordenação ambiental, que será remetido à Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT), a entidade responsável pela aplicação das sanções.
Este caso serve de alerta para as consequências da queima de resíduos a céu aberto, uma prática que, além de ilegal, contribui para a poluição do ar e do solo. A GNR, através do SEPNA, reforça o seu compromisso com a proteção ambiental e apela à colaboração da população na denúncia de infrações. A Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) está disponível 24 horas por dia para receber denúncias e esclarecer dúvidas.
