- publicidade -
- publicidade -

ASAE assegura salubridade de géneros alimentícios

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, através da Unidade Regional do Sul, realizou uma operação de fiscalização no âmbito das suas competências em segurança alimentar, na indústria alimentar onde ocorreu o incidente de derrame de gás amoníaco, localizada no Prior Velho, em Loures.

A ASAE, em estreita colaboração com a Autoridade de Proteção Civil e a Polícia de Segurança Pública presentes no local, que garantiram a permanência em condições de segurança dos inspetores na área afetada, procedeu à inspeção da indústria alimentar, abrangendo todas as áreas de produção, armazenamento, acondicionamento e transporte de géneros alimentícios.

Face às características do composto químico libertado – amoníaco, entre as quais, volatilidade, odor intenso e elevada solubilidade em água, foram apreendidas como medida cautelar mais de 69,6 toneladas de produtos cárneos frescos e congelados, bem como 48.240 unidades de géneros alimentícios secos, incluindo massa, arroz, leite, ovos, azeite, entre outros, para garantir a sua retirada da cadeia de comércio e encaminhamento para destruição.

Nesta sequência, e no âmbito das competências legais desta Autoridade, foi instaurado o respetivo processo-crime por produto anormalmente avariado, o qual já foi submetido para validação à Autoridade Judiciária competente.

A ASAE continuará a desenvolver ações de prevenção e de fiscalização, no âmbito das suas competências, em todo o território nacional em prol de uma sã e leal concorrência entre operadores económicos e de forma a garantir a Segurança Alimentar.

ASAE, uma Autoridade, uma Missão, um Compromisso!

Partilhar

Radio
Play
ON AIR
100.5 FM
Clique para ouvir
Aveiro
nublado
13.1 ° C
14.2 °
13.1 °
93 %
2.4kmh
97 %
Seg
16 °
Ter
18 °
Qua
22 °
Qui
25 °
Sex
20 °
- publicidade -