A Polícia Judiciária (PJ) deteve sete homens, suspeitos de crimes de roubo agravado, coação agravada, ofensas à integridade física e extorsão na forma tentada, ocorridos em Vila Nova de Cerveira e Valença, entre setembro e dezembro de 2024. As vítimas são, na sua maioria, imigrantes de origem indostânica, explorados devido à sua condição vulnerável.
A investigação, conduzida pelo Departamento de Investigação Criminal de Braga da PJ, desdobrou-se em dois processos distintos, liderados pelos Departamentos de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Vila Nova de Cerveira e Valença.
No inquérito conduzido pelo DIAP de Vila Nova de Cerveira, foram identificados quatro indivíduos suspeitos de atos de coação e agressões, com o objetivo de extorquir dinheiro a duas vítimas. Num dos casos, uma das vítimas foi ameaçada com uma arma de fogo à saída do trabalho, sendo-lhe roubados bens pessoais. Outra vítima foi repetidamente agredida por se recusar a entregar dinheiro aos agressores.
No segundo inquérito, liderado pelo DIAP de Valença, um grupo de três homens é acusado de roubo, ocorrido em novembro de 2024, durante o qual utilizaram uma arma de fogo e uma faca para atacar um operário fabril, roubando-lhe dinheiro e bens. Este grupo recorria frequentemente a coações e agressões para obter lucros ilegítimos à custa da estadia e do trabalho das vítimas em Portugal.
As operações realizadas pela PJ incluíram 11 buscas domiciliárias e não domiciliárias, resultando na apreensão de dinheiro, documentos, telemóveis e um bastão. A investigação aponta ainda para a possibilidade de outras vítimas, com características socioeconómicas semelhantes, terem sido alvo de práticas semelhantes.
Os detidos, com idades entre os 25 e os 34 anos, são residentes em Vila Nova de Cerveira e Valença. Serão apresentados às autoridades judiciais para interrogatório e determinação das medidas de coação.
A operação sublinha a prioridade das autoridades em combater crimes que exploram populações vulneráveis, com a PJ a apelar a potenciais vítimas para denunciarem situações semelhantes.