- publicidade -
- publicidade -

Ex-autarca de Ribeira de Pena conhece acórdão a 24 de janeiro

O Tribunal de Vila Real marcou para o próximo dia 24 de janeiro de 2025 a leitura do acórdão do julgamento de Rui Vaz Alves, ex-presidente da Câmara Municipal de Ribeira de Pena, acusado de prevaricação, participação económica em negócio e falsificação de documento. Juntamente com o antigo autarca, são também arguidos um chefe de divisão das obras municipais, uma empresária e a empresa construtora representada por esta última.

O processo centra-se em factos ocorridos entre 2016 e 2017, durante os quais, segundo a acusação do Ministério Público (MP), os arguidos terão executado 12 obras públicas sem qualquer procedimento de contratação pública, violando as normas legais em vigor. A construtora está ainda indiciada por falsificação de documento.

Na sessão de hoje, que encerrou as alegações finais, o MP pediu a condenação dos três arguidos, com a pena mais elevada para Rui Vaz Alves, tendo em conta o exercício de um cargo público. O Ministério Público alegou uma “subversão total do princípio da legalidade e dos deveres” e denunciou uma “total falta de pudor” na atuação do ex-autarca.

Por sua vez, a defesa de Rui Vaz Alves negou todas as acusações, afirmando que não foram apresentadas provas concretas de atos ilícitos e que o ex-presidente sempre colaborou com a justiça, prestando todos os esclarecimentos solicitados. O advogado sublinhou ainda que o processo pôs em causa o bom nome do antigo presidente da câmara, que ocupou o cargo entre 2013 e 2017, eleito pelo Partido Socialista (PS).

A leitura do acórdão, que encerrará este caso, está marcada para 24 de janeiro, sendo aguardada com grande expectativa pela comunidade local e pelos intervenientes no processo.

Partilhar

Radio
Play
ON AIR
100.5 FM
Clique para ouvir
Aveiro
nublado
22.8 ° C
22.8 °
22.8 °
43 %
1.9kmh
97 %
Ter
27 °
Qua
28 °
Qui
26 °
Sex
24 °
Sáb
23 °

Proteção e Preservação do Ambiente

PSP deteta 40 infrações em “Operação Planeta Azul II”. A...

OPERAÇÃO “EURO CONTROL ROUTE”

PSP efetua fiscalização rodoviária direcionada ao transporte de passageiros. No...

Santa Maria da Feira: Detido por violência doméstica

O Comando Territorial de Aveiro, através do Posto Territorial de...

Tráfico de Estupefacientes

PSP dá cumprimento a mandado de detenção para cumprimento...

PSP de Coimbra efetua cinco detenções

A PSP de Coimbra efetuou cinco detenções − quatro...
- publicidade -