- publicidade -
- publicidade -

Ex-procurador Orlando Figueira detido pela PJ para cumprimento de pena de 6 anos e 8 meses

Orlando Figueira, antigo procurador, foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) na manhã de hoje, 2 de outubro de 2024, e levado ao Estabelecimento Prisional de Évora, onde cumprirá a pena de seis anos e oito meses de prisão por crimes de corrupção, branqueamento de capitais, violação de segredo de justiça e falsificação de documento, no âmbito da Operação Fizz. A detenção ocorreu após a emissão de um mandado por parte do Juízo Central Criminal de Lisboa.

A defesa de Figueira alega que a detenção é ilegal, considerando que ainda existem recursos pendentes e que não foi dado tempo suficiente para que o ex-procurador se entregasse voluntariamente. No entanto, fontes judiciais confirmam que os recursos não têm efeito suspensivo, pelo que o cumprimento da pena foi validado.

Orlando Figueira foi condenado por receber mais de 760 mil euros do ex-vice-presidente de Angola, Manuel Vicente, em troca de favores relacionados com processos judiciais no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP). A Operação Fizz envolveu várias figuras de destaque e, apesar de Figueira já ter sido detido brevemente em fevereiro de 2024, foi libertado devido a um recurso no Tribunal Constitucional, o que prolongou o processo até agora.

Partilhar

Radio
Play
ON AIR
100.5 FM
Clique para ouvir
Aveiro
nuvens quebradas
10.3 ° C
10.3 °
10.3 °
86 %
3.6kmh
56 %
Ter
12 °
Qua
14 °
Qui
15 °
Sex
18 °
Sáb
16 °

Detenção por tentativa de homicídio em Santiago do Cacém

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um cidadão estrangeiro, de...

SEPNA – Balanço da Operação “Amica Canis 2025”

A Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Serviço de...

Homem detido por tentativa de violação em Albufeira

A Polícia Judiciária deteve um homem de 38 anos,...

PJ detém homem que provocou incêndio urbano em Almada

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal...
- publicidade -